Desde 2026 se dedicando às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

(81)

TRANSLATER

Quem Somos

Um nascimento inesperado

Como surgiu o projeto…

O Projeto Semente não foi previamente idealizado ou planejado com este fim. Ele simplesmente brotou sozinho, como uma semente caída ao chão que encontrou solo fértil para crescer.

Era uma vez...

Um grupo familiar da Igreja Presbiteriana do Pina, que se encontrava para conversar, estudar a bíblia e falar do amor de Deus.

Rosália, assistente social, que sempre trabalhou com ajuda à proteção da Criança e Adolescente em situação de risco, assumiu a liderança desse grupo e passou a receber as pessoas em sua casa.

Com o passar do tempo, os filhos dos integrantes do grupo vinham se reunir muito mais que os pais, e o grupo estava se transformando em um grupo de crianças. Um chamava outro, que chamava o amigo e por aí vai….

Nesses encontros, se trabalhavam várias temáticas que envolviam crianças que sofreram com violência, abandono, negligência e sempre fazia-se a ponte com a palavra de Deus, mostrando que elas não estão sós. Contação de histórias e muito mais.

O grupo foi aumentando e Rosália foi conhecendo mais a fundo a história de cada criança, muitas filhas de pais presos pelo tráfico e outros crimes. E o grupo ia crescendo cada vez mais, muitas crianças ficavam ansiosas pelo dia do encontro, pois lá elas tinham o direito de serem ouvidas. Era comum ouvi-las dizer: “No projeto a gente pode falar o que quiser, que a tia escuta.”

Quando o grupo estava com 24 crianças, aparece a figura de Rodrigo. Sua esposa estava à procura de uma instituição para fazer doações de presentes de natal e uma irmã da igreja indicou o projeto. Rodrigo perguntou o que as crianças queriam de presente, Rosália sugeriu tênis, pois elas poderiam tanto passear, quanto ir à escola usando e muitos não tinham nenhum. Rodrigo fez a entrega dos presentes. Mas não só isso, entrou na comunidade para conhecer de onde as crianças vinham, e não as largou mais. O grupo de crianças, que começou como grupo de adultos, então floresceu. Hoje, Rodrigo é o presidente do projeto. Tem sido um instrumento na mão de Deus para abençoar muitas vidas.

O projeto que nasceu no terraço da casa de Rosália sem pretensão de ser um projeto, tem como diferencial o trabalho não só com as crianças, mas com suas famílias.

Contação de histórias, atividades recreativas e educativas são feitas também com os pais dos alunos. A palavra de ordem é fortalecimento de vínculos, e no Projeto Semente há muito!

A comunidade da Vila do Sesi – Ibura tem suas crianças negligenciadas, sem alimentação correta, com problemas de saúde e pais que muitas vezes não tinham o cuidado de levá-las ao médico.

Antes o grupo familiar chamava-se Semeando, quando se transformou no projeto. As crianças do início das reuniões então escolheram o nome:“Tia, os adultos ficam semeando, nós somos a semente”.

Fortalecimento de vínculos e educação.

Rua Monsenhor João Olímpio dos Santos, 541, Ibura. CEP 51230260, Recife-PE

O Projeto em imagens